A crise diplomática entre Brasil e Venezuela chegou a um novo patamar nesta semana com a publicação de uma imagem pela Polícia Nacional Bolivariana que parece direcionar críticas ao presidente do Brasil, Lula (PT). Na postagem, que mostra a silhueta de um homem com barba e cabelos grisalhos ao lado da bandeira brasileira, a legenda enfatiza: “Não aceitamos chantagens de ninguém”.
Embora o nome de Lula não seja mencionado, a semelhança é inconfundível, e a publicação foi acompanhada da hashtag “Quem mexe com a Venezuela se dá mal”, além de marcar Diosdado Cabello, um dos principais líderes chavistas. A tensão entre os dois países se intensificou após o Brasil vetar a entrada da Venezuela no grupo dos BRICS, decisão que provocou uma série de reações duras de autoridades venezuelanas.
Diosdado Cabello, atual ministro do Interior e importante figura do regime, tem se pronunciado frequentemente contra figuras do governo brasileiro, embora o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, mantenha uma postura de distanciamento das críticas diretas a Lula.
“Nossa Pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer”, diz a publicação que ainda conta com emojis de bandeira da Venezuela.
Em paralelo, o governo venezuelano convocou seu embaixador em Brasília para consultas após declarações do ex-chanceler brasileiro Celso Amorim, que chamou a resposta venezuelana ao veto de “desproporcional”.
Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional e aliado de Maduro, foi além, sugerindo que o Legislativo declare Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais da Presidência da República do Brasil, “persona non grata” por sua “posição absolutamente prostrada aos desígnios do império agressor”.
Rodríguez se referiu a Amorim como um “mensageiro do imperialismo nort e-americano” e fez eco às críticas de Maduro ao Itamaraty, que ele acusa de atuar sob influência do Departamento de Estado dos EUA. o presidente venezuelano chegou a rotular um diplomata brasileiro de “fascista”, aumentando o tom de sua retórica.
As acusações do governo venezuelano vêm na esteira de uma eleição presidencial em julho que manteve Maduro no poder sob suspeitas de fraude e questionamentos da comunidade internacional. O veto brasileiro ao ingresso da Venezuela nos BRICS foi interpretado como um posicionamento contrário ao governo chavista.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…