O ex-ocupante do Planalto é acusado de abuso de poder político
Jair Bolsonaro (à esq.) e um ato da União Nacional dos Estudantes (Foto: ABr | Divulgação)
A União Nacional dos Estudantes (UNE) ironizou Jair Bolsonaro (PL) após a informação de que a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é favorável à aplicação de uma nova inelegibilidade. Juízes da Corte entenderam que o ex-ocupante do Planalto cometeu abuso de poder político ao usar as comemorações oficiais do 7 de Setembro de 2022 para conseguir mais votos na eleição daquele ano.
Segundo informações publicadas nesta terça-feira (31) pelo portal G1, pelo menos quatro ministros do TSE votarão pela condenação de Bolsonaro – Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia. O único voto em defesa do ex-ocupante do Planalto veio do ministro Raul Araújo.
O tempo em que o ex-mandatário ficará inelegível será decidido em outro momento. A inelegibilidade decidida em outras ações não se soma à primeira punição, definida em junho deste ano, mas, se a nova decisão do TSE for aplicada, será mais uma sanção que a defesa terá de tentar derrubar em recursos, para garantir que Bolsonaro volte às urnas. No primeiro semestre, o tribunal tornou o ex-ocupante do Planalto inelegível por oito anos após ter questionado sem provas a segurança do sistema eleitoral brasileiro contra fraudes, durante uma reunião com embaixadores no ano passado em Brasília (DF).
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.