Uma sugestão legislativa para a realização de um plebiscito sobre o retorno da monarquia no Brasil ganhou força no Senado nas últimas semanas. Com mais de 30 mil assinaturas de apoio, a proposta foi apresentada por meio do portal e-Cidadania e agora segue para a Comissão de Legislação Participativa.
O objetivo do plebiscito seria consultar a população nas eleições de 2026 sobre a possibilidade de o Brasil adotar novamente o regime monárquico e o argumento central da proposta é que a “República presidencialista se mostrou não efetiva” no país.
De acordo com o texto, o atual modelo governamental demanda altos investimentos financeiros para garantir apoio político, recursos que poderiam ser utilizados diretamente em benefício da população. “Com a monarquia parlamentarista, o partido eleito teria mais autonomia para governar, sem precisar usar dinheiro público para ter apoio”, justifica a sugestão.
Com o apoio expressivo, o Senado agora avaliará se o tema terá prosseguimento. Caso avance, o Brasil poderá revisitar um debate que já ocorreu em 1993, quando um plebiscito decidiu pelo atual regime republicano. Naquela ocasião, 66,28% dos eleitores votaram pela manutenção da República, enquanto o regime monárquico recebeu apenas 10,26% dos votos.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula recebe ligação de Macron, e ambos defendem regulação das redes
Presidentes demonstraram preocupação com mudanças recentes anunciadas pela Meta, dona do Instagram e do Facebook, e defenderam que Brasil e Europa atuem em conjunto contra fake news O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (10/1) um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. Na ligação, ambos criticaram as mudanças anunciadas pela…
Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 6,05 com fluxo e commodities
Real apresentou o melhor desempenho entre as divisas mais relevantes O dólar experimentou queda firme no mercado local nesta quinta-feira, 9, na contramão da tendência predominante de alta da moeda americana no exterior. O real apresentou o melhor desempenho entre as divisas mais relevantes, excluindo o rublo russo. Principais pares latino-americanos da moeda brasileira, os pesos mexicano e o…
Haddad reforça que Propag terá vários trechos vetados
Projeto de lei do programa que repactua as dívidas dos estados com a União será sancionado por Lula na próxima semana O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que levou ao presidente, junto com outros ministros, a sugestão de vetar medidas que causariam impacto no resultado primário das contas da União com a sanção do…