
Um em cada quatro brasileiros perdeu dinheiro em golpes digitais nos últimos 12 meses, segundo pesquisa feita pelo DataSenado em parceria com o Nexus. Dos 21.808 entrevistados, 24% disseram que foram vítimas de algum crime cibernético.
O levantamento ainda mostra que metade dessas pessoas ganham até dois salários mínimos mensais. O estudo aponta que não há um perfil específico de vítimas desses golpes além das condições socioeconômicas.
São Paulo é o estado com maior número de vítimas, 30% do total, e é seguido por Mato Grosso (28%), Distrito Federal (27%), Roraima (27%) e Espírito Santo (26%). Sergipe (19%), Piauí (18%) e Ceará (17%) são os estados com o menor número de vítimas.

Pouco mais de um quarto dos casos (27%) ocorreram com vítimas de 16 a 29 anos. Pessoas com mais de 60 anos, que representam 20% da população geral do país, são 16% das vítimas de crimes cibernéticos.
Essa é a pesquisa mais ampla promovida sobre o assunto no Brasil. Os resultados do levantamento ainda apontam que fraude pela internet, clonagem de cartões ou invasão de contas bancárias são os golpes mais comuns no país.
As entrevistas foram feitas entre os dias 5 e 28 de junho com pessoas de todos os estados do país. A margem de erro é de 1,22 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”
Presidente reforçou a importância do BRICS como espaço de diálogo e diversidade, criticou unilateralismo e propôs reformas na governança global O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quarta-feira (26), a primeira reunião de Sherpas da presidência brasileira do BRICS com um discurso enfático em defesa do multilateralismo e da busca por soluções construtivas…
EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país
Projeto, que conta com o apoio de parlamentares ligados à extrema direita no Brasil, foi aprovado por uma comissão da Câmara e seguirá para o plenário O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que pode impedir a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal…
PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe
Documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos com Braga Netto e seu ex-assessor podem arrastar novos personagens para o caso Na reta final da análise do material coletado na Operação Contragolpe, que levou à prisão do general e ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, a Polícia Federal avalia a possibilidade de apresentar novos indiciados no inquérito sobre…