“O ideal é que tudo isso passe para que a gente possa separar os culpados dos demais integrantes das instituições”, disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro
247 – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, intensificou o diálogo com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso em resposta às revelações da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudantes de ordens de Jair Bolsonaro (PL), que envolveu diretamente integrantes da cúpula das Forças Armadas em uma trama golpista para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o jornal O Globo, o ministro vem trabalhando em duas frentes: defender a punição para os militares envolvidos ao mesmo tempo em que busca evitar uma exposição que possa prejudicar ainda mais a imagem das Forças Armadas.
“O ideal é que tudo isso passe para que a gente possa separar os culpados dos demais integrantes das instituições”, disse Múcio de acordo com a reportagem. O incômodo gerado pela delação premiada de Mauro Cid levou Múcio a buscar informações sobre as investigações em andamento, especialmente após a implicação do almirante Almir Garnier,comandante da Marinha no governo Bolsonaro. Garnier, segundo Cid, teria manifestado apoio a um possível golpe de Estado durante reuniões que teriam sido convocadas pelo ex-mandatário.
Ainda segundo o periódico, o ministro tem dito a aliados e interlocutores que alguns membros das Forças Armadas podem ter desejado uma ruptura, mas reforça que as instituições não aderiram à ideia golpista. Múcio também tem criticado o vazamento de trechos da delação de Cid,argumentando que a divulgação completa seria mais esclarecedora.
A reportagem destaca, ainda, que integrantes da Polícia Federal ”veem com reservas o desejo da pasta de conhecer os detalhes da investigação e têm desconfianças acerca da disposição dos comandos das Forças para efetivar punições de militares que cometeram irregularidades no governo passado”.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604