A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebra o Dia do Capoeirista nesta sexta (2), às 19h, em sessão solene no plenário da Casa. A iniciativa da deputada Jaqueline Silva (MDB) prestigia a manifestação cultural e homenageia os capoeiristas do DF.
Segundo a parlamentar, a prática faz parte da identidade brasileira, sendo uma das expressões artísticas mais populares do país. “A capoeira reúne diferentes tipos de elementos do campo da musicalidade, luta, religiosidade, dança e costumes”, cita Jaqueline Silva.
O Dia do Capoeirista foi instituído no calendário comemorativo do DF pela Lei 6.694/20, e é comemorado, anualmente, em 3 de agosto. Em nível nacional, no entanto, ainda não há uma lei que oficialize a data em todo país.
Origem
Unindo dança e luta ritmada, a capoeira tem origem no período de escravidão no Brasil. Para se defender de agressões dos senhores, os escravizados utilizavam os movimentos ágeis do corpo como arma de luta.
A capoeira foi proibida no país até 1940, quando foi descriminalizada. Desde 2014, a prática é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Amanda Gonçalves (estagiária) – CLDF
- Vídeo: Desesperado, Flávio Bolsonaro espalha fake news e sugere que Lula armou plano do próprio assassinato
- Brasil e China alicerçam cooperação para os próximos 50 anos
- Gleisi e Odair pedem arquivamento do PL da anistia aos golpistas
- Guimarães: apoio à Aliança Global contra a Fome é fruto da liderança de Lula
- Setores que cobram redução de gastos do governo deixam de pagar R$ 546 bi de impostos