youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


“Espero que em outubro, na cúpula dos chefes de Estado em Kazan, é certo que isso vai ser discutido, talvez até seja aprovado”, disse Valentina Matvienko

Cúpula do Brics em Johanesburgo
Cúpula do Brics em Johanesburgo (Foto: GIANLUIGI GUERCIA/Pool via REUTERS)

A presidente do Conselho da Federação da Rússia (câmara alta do parlamento), Valentina Matvienko, disse esperar que na cúpula do BRICS na cidade de Kazan, em outubro deste ano, seja tomada a decisão de criação de um sistema de pagamento independente para os países do grupo.

Ela acrescentou que o sistema de pagamento SWIFT e o dólar perderam muita da sua credibilidade. Segundo a autoridade, a apropriação por países ocidentais das reservas russas em moeda estrangeiras e da renda por elas gerada desacreditaram os princípios da economia mundial.

“Espero que em outubro, na cúpula dos chefes de Estado em Kazan, é certo que isso vai ser discutido, talvez até seja aprovado ou, de qualquer forma, discutido e seja tomada uma decisão quando e em que formato, em que prazo deve ser finalizado “, disse ela acrescentando que este processo “já não é teórico, está ativamente em andamento, é prático”.

A chefe do Conselho da Federação acredita também que uma situação em que é possível pegar as reservas cambiais ou a renda dessas reservas de um país estrangeiro e apropriar-se delas desacredita os fundamentos da economia mundial e os sistemas monetário e financeiro mundiais.

O uso das reservas cambiais da Rússia pelos países ocidentais levou a um aumento no processo de acordos mútuos em moedas nacionais dentro do BRICS, o que levou a um declínio na parcela do dólar.

“Começaram as discussões sobre a plataforma BRICS Bridge, que seria independente e garantiria as trocas comerciais em uma plataforma conjunta segura”, disse Matvienko.

Além disso, ela abordou a questão da segurança global lembrando que a Rússia está sempre pronta para o diálogo nessa questão, mas em termos iguais e levando em conta seus interesses.

“Estamos sempre prontos para o diálogo, estamos sempre prontos para negociações sobre a segurança global, sobre outras questões críticas de interesse para o mundo inteiro. Mas em igualdade de condições, levando em conta nossos interesses nacionais, e não negociações sob comando.”

Ela enfatizou que a Rússia está pronta para participar apenas de um diálogo igualitário que contribua para a segurança unida e indivisível de cada Estado e para a estabilidade do mundo como um todo.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • 2 anos de reconstrução: Lula consolida leis e ações para mulheres e crianças

    2 anos de reconstrução: Lula consolida leis e ações para mulheres e crianças

    “Tivemos conquistas extremamente importantes para as mulheres desde 2023. Quando se dá prioridade para garantir a autonomia econômica das mulheres, você beneficia todas as famílias”, diz Cida Gonçalves Presidente Lula segue preocupado e atento às demandas e necessidades das brasileiras Sob a gestão do presidente Lula, as brasileiras têm conquistado mais direitos e oportunidades. Seja…


  • 2 anos de reconstrução: Novo PAC impulsiona desenvolvimento, gerando novos empregos

    2 anos de reconstrução: Novo PAC impulsiona desenvolvimento, gerando novos empregos

    Com R$ 1,8 trilhão em investimentos, programa do governo Lula transforma infraestrutura, habitação e educação, promovendo inclusão social e crescimento sustentável O presidente Lula, ao lado de ministros, durante evento do Novo PAC Seleções Nos últimos dois anos, um dos pilares centrais do projeto de reconstrução nacional encampado pelo governo Lula, o Novo Programa de…


  • Vereador é condenado por induzir e incitar discriminação e preconceito contra os baianos

    Vereador é condenado por induzir e incitar discriminação e preconceito contra os baianos

    O vereador Sandro Fantinel, do PL de Caxias do Sul (RS). Foto: Bianca Prezzi/Câmara Caxias Vereador é condenado a três anos de reclusão e perda de cargo público por discriminação A informação foi divulgada pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul. O vereador Sandro Fantinel (PL) foi condenado a três anos de reclusão, à…


Os comentários estão desativados.