youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


A iniciativa atende a um pedido da chanceler argentina, Diana Mondino, feito na última segunda-feira (29) ao ministro brasileiro Mauro Vieira

Mauro Vieira
Mauro Vieira (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O Ministério de Relações Exteriores brasileiro vai defender os interesses diplomáticos da Argentina após os diplomatas do país serem expulsos pelo governo da Venezuela, informa o G1. A iniciativa atende a um pedido da chanceler argentina, Diana Mondino, feito na última segunda-feira (29) ao ministro brasileiro Mauro Vieira. O governo venezuelano expulsou os profissionais após a Argentina e outros seis países latinos contestarem o resultado das eleições realizadas no último domingo (28).

Além da Argentina, o Peru também deve ter seus interesses diplomáticos defendidos pelo Brasil. Na prática, a medida permite que os países tenham resguardadas a inviolabilidade das instalações e de seus arquivos em território venezuelano. Isso significa que os diplomatas brasileiros poderão atuar dentro das instalações argentinas e ajudarão a encontrar um destino para seis asilados venezuelanos que estão refugiados na embaixada do país.

A posição diplomática do Brasil na Venezuela vêm ganhando elogios de ambos os lados. A líder da oposição no país, Maria Corina Machado, agradeceu a atuação brasileira em assumir os interesses diplomáticos da Argentina. “Agradecemos ao governo do Brasil pela disposição em assumir a representação diplomática e consular da República Argentina na Venezuela, e a proteção de sua sede e residência, bem como a integridade física de nossos colegas asilados na referida residência. Isto poderia contribuir para o avanço de um processo de negociação construtivo e eficaz como o que o Brasil tem apoiado”, publicou.

Já o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, requisitou uma conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (1º), informou a CNN. Em entrevista à TV Centro América, Lula declarou que reconhecerá o resultado das eleições na Venezuela quando houver certeza de que as atas eleitorais são autênticas.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula não tem adversário competitivo para 2026, avalia presidente do Instituto Locomotiva

    Lula não tem adversário competitivo para 2026, avalia presidente do Instituto Locomotiva

    Renato Meirelles aponta que oposição ainda não apresenta nome capaz de derrotar o presidente em eventual disputa eleitoral O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, afirmou que, no atual cenário político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não enfrenta um adversário competitivo capaz de derrotá-lo nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante…


  • Mario Frias vira réu por espalhar fake news sobre Lula e boné “CPX”

    Mario Frias vira réu por espalhar fake news sobre Lula e boné “CPX”

    O deputado federal Mario Frias (PL-SP) virou réu após a juíza Cecília Pinheiro da Fonseca, da 6ª Vara Eleitoral de São Paulo, abrir uma ação penal contra ele por divulgar uma fake news sobre o presidente Lula (PT) durante as eleições de 2022. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, que acusa o bolsonarista…


  • A falta de reação para a agressão vil sofrida por Marcelo Rubens Paiva diz muito sobre a esquerda

    A falta de reação para a agressão vil sofrida por Marcelo Rubens Paiva diz muito sobre a esquerda

    O vídeo da agressão ao escritor Marcelo Rubens Paiva no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta escancara não apenas a covardia dos bolsonaristas, mas também o atual estado de espírito da esquerda brasileira. Um cadeirante de 61 anos foi atingido por uma mochila e uma lata, de forma vil e covarde, sem que o agressor sofresse…


Os comentários estão desativados.