youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Presidente também reagiu às insinuações dos “fascistas” de que Pochmann no IBGE poderia manipular dados a favor do governo: “quem gosta de dados mentirosos caiu fora”

Marcio Pochmann e Lula
Marcio Pochmann e Lula (Foto: Pedro França/Agência Senado | Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Após ataques da imprensa, Lula sai em defesa da Márcio Pochmann: “qualificado, respeitado e 100% íntegro” · Após repetidos ataques contra o professor Márcio Pochmann, escolhido para presidir o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o presidente Lula (PT) fez questão nesta terça-feira (1), durante o “Conversa com o Presidente”, de sair em defesa do acadêmico: “100% íntegro”.

Desde o anúncio por parte do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta (PR), a partir de determinação de Lula, de que Pochmann seria o novo presidente do IBGE, a mídia corporativa iniciou uma campanha pesada contra o nome do professor, criticando-o por sua posição política alinhada à esquerda e até mesmo insinuando que ele poderia, uma vez no comando do IBGE, manipular dados a favor do governo. “Não é aceitável as pessoas tentarem criar uma imagem negativa de uma pessoa da qualificação do Márcio Pochmann”, desabafou o presidente. >>> Lula diz que “perdeu a confiança” no Ministério Público após “quadrilha” da Lava Jato

“O Márcio Pochmann é um dos grandes intelectuais desse país, é um rapaz extremamente preparado. E esse rapaz, eu escolhi ele porque confio na capacidade intelectual dele. Ele é um pesquisador exímio. Agora, algumas pessoas que possivelmente queriam ir para lá ficam colocando dúvida sobre a idoneidade do Márcio Pochmann. Queria dizer ao povo brasileiro, que o Márcio Pochmann, se tiver dez pessoas 100% idôneas nesse país, um é o Márcio Pochmann. Queria só dizer isso. (…) Os fascistas estão dizendo que ele vai manipular dados a favor do governo. Vou falar uma coisa para vocês: quem tem uma história nesse país, como a que vocês me ajudaram a construir, não vai precisar manipular dado para poder fazer as coisas. Quanto mais verdadeiros forem os dados, melhor para quem governa. Quem gosta de dados mentirosos caiu fora, quem gosta de mentira caiu fora, quem gosta de fake news caiu fora. O que nós queremos são os dados do jeito que eles são, como foram apurados, com a maior clareza e a maior realidade. O Márcio Pochmann é um homem 100% íntegro”. >>> ‘Tem gente que fala que tenho sorte. Se tenho sorte, então me elejam sempre’, ironiza Lula

Lula ainda falou sobre a situação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), que tem ascendência sobre o IBGE. Tebet disse publicamente que não havia sido avisada sobre o nome de Pochmann, mas Lula afirmou nesta terça que “a Simone Tebet sabe que o Márcio Pochmann é meu escolhido há muito tempo”. Na sequência, Lula elogiou a ministra. “A Simone não tem nada a ver com isso. A Simone é uma das coisas boas que aconteceu no meu governo. Ela é de muita qualidade, de muita seriedade e de muito compromisso nesse país”. 

O presidente rebateu as afirmações de que teria “atropelado” Tebet ao antecipar o anúncio do novo presidente do IBGE: “presidente nunca atropela”. “Tentaram até inventar briga, ‘porque o Lula passou por cima da Simone, o Lula atropelou’. Primeiro que o presidente nunca atropela, o presidente faz o que tem que fazer. Mas eu não atropelaria porque não é meu jeito de fazer política”.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.