O projeto fornece diversos serviços gratuitos para o público feminino e conta com uma nova parceria
A 13ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ocorre na segunda-feira (3/6), das 8h às 17h, em parceria com o Centro Universitário de Brasília (Ceub). O evento vai ofertar serviços de ginecologia, psicologia e fisioterapia gratuitamente.
A nova edição, que acontece no Nuclão da DPDF, no Setor Comercial Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), vai disponibilizar duas ginecologistas que realizarão consultas.
Além disso, a parceria com o Ceub disponibilizará serviços de psicologia e atendimentos de fisioterapia, que acontecem pela manhã.
O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. A iniciativa, que fornece diversos serviços gratuitos para o público feminino, visa oferecer atividades de acolhimento às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social.
Durante as primeiras 12 edições do projeto, que acontece desde maio de 2023, quase 15 mil assistências foram prestadas. Novas parcerias são firmadas mensalmente com o objetivo de ofertar mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco devido a fatores sociais, econômicos e violência.
A coordenadora do evento e Subdefensora Pública-Geral, Emmanuela Saboya, afirma que a parceria com o Ceub é uma iniciativa valiosa. “Ao unir forças para proporcionar serviços essenciais de saúde para o público feminino, as instituições não apenas melhoram a qualidade de vida das pessoas atendidas, mas também promovem a equidade em saúde e fortalecem a rede de proteção, exemplificando como ações integradas e colaborativas podem ter um impacto significativo na promoção da justiça social e na redução das desigualdades”, explicou.
Serviços ofertados
O Dia da Mulher, ofertará atendimentos de mediação, orientação jurídica, acompanhamento processual, exames de DNA, psicossocial além de Iniciais de Família e de Fazenda Pública.
Os serviços são prestados pela Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz (Semed), pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Santa Maria, pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Iniciais e pelo Núcleo da Fazenda Pública da DPDF. Além disso, há a prestação de assistência psicossocial, por meio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap).
A ação também vai oferecer vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).
Além disso, a iniciativa contará com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realizará cadastros no Programa Senac cursos de Gratuidade (PSG). O Senac também levará a Carreta da Beleza que ofertará, no período matutino, serviços voltados à autoestima da mulher como design de sobrancelhas e corte de cabelo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet-DF) oferta vagas de empregos e atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional e de orientações para o Programa PROSPERA (Microcrédito).
Ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher também estão presentes no evento. A Secretaria da Mulher do DF também participará do evento com a entrega de kits e panfletos informativos, além da prestação de orientações a mulheres vítimas de violência.
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (SUBAV), prestará apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares. O Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibiliza atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização, além da distribuição de materiais informativos.
Os serviços de saúde contam com mamografias, exames citopatológicos, odontologia, realizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), disponibilizará exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres na faixa etária de 30 a 49 anos.
O Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) – Grupo Opay, realizará a aferição de pressão ocular e a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), oferecerá vacinação contra hepatite B e tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo), além de febre amarela e DT (difteria e tétano).
A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF realizará o Cadastro da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, além de orientações sobre passe livre especial, sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e distribuição de material informativo.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), também participará do evento e realizará atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais.
Já o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes-DF), oferta a prestação de serviços socioassistenciais, com a disponibilização de 100 senhas. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribui água potável ao longo do evento.
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Petistas parabenizam Lula por ordenar retirada de algemas de brasileiros deportados
- Bola fora: mercado financeiro erra 95% das previsões econômicas no país, diz UOL
- Turismo bate recorde em 2024 e arrecada US$ 7,341 bi
- De olho em 2026, Lula avalia ampliar espaços para PSD e MDB no governo e reduzir ministros do União e PP
- Os brasileiros que imigram para trabalhar em frigoríficos na Irlanda: ‘Abuso e condições precárias’