O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica, com ao menos cinco mortes confirmadas e outras 18 pessoas desaparecidas devido às chuvas intensas
Após um pedido urgente do governador Eduardo Leite (PSDB-RS) por assistência federal devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30), o presidente Lula (PT) mobilizou o governo federal para auxiliar o estado em meio à crise. Por meio das redes sociais, Lula anunciou que conversou por telefone com Leite e garantiu o apoio das instituições federais para lidar com os efeitos devastadores das chuvas.
“Conversei por telefone com o governador gaúcho, Eduardo Leite, e coloquei o governo federal à disposição do Rio Grande do Sul que novamente sofre com as fortes chuvas. Falei com os ministérios da Integração, da Defesa e com o ministro Paulo Pimenta e, no que for necessário, governo federal irá se somar aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta”, escreveu o presidente.
O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica, com ao menos cinco mortes confirmadas e outras 18 pessoas desaparecidas devido às chuvas intensas, de acordo com o jornal O Globo. As vítimas fatais são dos municípios de Paverama, Pantano Grande, Encantado e Santa Maria. De acordo com a Defesa Civil, 77 municípios foram atingidos pelo temporal, afetando milhares de pessoas e causando danos significativos em toda a região.
O Instituto Nacional de Meteorologia classificou o fenômeno como de “Grande Perigo”, alertando para a continuação das chuvas nos próximos dias. A situação é especialmente preocupante para os moradores das áreas ribeirinhas dos rios Jacuí e Rio Toropi, que estão enfrentando inundações severas. A Defesa Civil emitiu alertas para que os residentes nessas áreas busquem abrigos públicos ou locais seguros, diante da elevação dos níveis dos rios.
Enquanto isso, a Defesa Civil gaúcha continua monitorando a situação e orientando os moradores em áreas de risco sobre as medidas de segurança a serem adotadas. As usinas hidrelétricas da região também estão sendo consultadas para garantir a implementação de medidas adequadas durante o período de alerta e emergência.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gleisi: “não haverá paz com impunidade para quem atentou contra a democracia. Sem anistia”
- Tribunal de Haia emite mandado de prisão contra Netanyahu por crimes de guerra e contra humanidade
- Brasileiro é racista para 59% da população, diz Datafolha
- Organização criminosa: PGR quer denunciar Bolsonaro unindo tentativa de golpe, joias e fraude em vacinas
- Chuvas intensas acendem “alerta de perigo” na maior parte do país; veja previsão