De Paulo Pimenta no Viomundo.
(…)
Nas sociedades complexas como as capitalistas contemporâneas, cada vez que explode uma crise, seja de natureza econômica, como o colapso financeiro de 2008, seja de saúde pública, como a atual pandemia do Covid-19, se evidencia a falência das propostas e do discurso neoliberal para solucioná-las: os líderes do mercado abandonam seus pressupostos privatistas e recorrem ao orçamento do Estado para socorrê-los.
Ocorre que se estreitam cada vez mais os períodos entre o fim de uma crise e o início de outra, o que nos obriga a pensar que não sejam obra do acaso. E nos põem diante da necessidade inadiável de questionar a dinâmica do sistema que as engendra.
A par de qualquer debate de natureza teórica, como traduzirmos para o quotidiano das pessoas esse questionamento?
(…)
Quando a tragédia bate à sua porta, você tem a medida real de como se conduzem aqueles que se elegeram com seu voto.
Fica mais fácil perceber quais são as lideranças políticas que se encontram a seu lado.
Os partidos de oposição ao governo Bolsonaro apresentaram para o debate na Câmara dos Deputados, por iniciativa do Partido dos Trabalhadores, o Projeto de Lei que assegura uma renda emergencial básica de 1 salário mínimo para quem mais precisa: as famílias cuja renda per capita seja de meio a 3 salários mínimos, enquanto durar a quarentena.
(…)
A proposta foi modificada e aprovada pela Câmara e pelo Senado, garantindo o valor de R$ 1.200,00 para as famílias vulneráveis, o que constitui uma vitória do povo brasileiro contra a mesquinhez de um presidente da República insensível à realidade da esmagadora maioria de nossa gente.
É necessário prosseguir com uma cerrada vigilância sobre a equipe de Bolsonaro/Paulo Guedes para que não se protele ou inviabilize a liberação desses recursos dentro dos prazos e da urgência que a situação exige.
Evitar que chegue tarde demais na forma de auxílio-funeral.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: https: www.facebook.com/jeova
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: www.instagram.com/ceilandiaemalerta