Agnelo Queiroz inaugura UPA no Núcleo Bandeirante

Criado em Domingo, 30 Setembro 2012

O  governador Agnelo Queiroz se prepara para uma viagem, na quarta-feira, a Cingapura, ao Japão e à Alemanha onde vai celebrar contratos que serão importantes para o desenvolvimento do Distrito Federal. Mas antes, ele garante benfeitorias para a população do DF. Na manhã de hoje, com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, Agnelo inaugurou a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. A partir de hoje, os moradores terão atendimento nos casos de urgência e emergência nas especialidades de pediatria e clínica médica, durante 24h, sem precisar se deslocar para outras localidades. A nova UPA irá beneficiar não só os moradores do Núcleo Bandeirante, mas também a população do Park Way, Candangolândia, Arniqueiras e Riacho Fundo, desafogando os prontos-socorros dos hospitais.

O governador destacou a importância da inauguração da quarta UPA. “Com essa inauguração, encerra-se um ciclo importante, pois quando entramos no governo encontramos todas as UPAs completamente sucateadas e depredadas. Tivemos que fazer uma reforma completa nas estruturas começadas, porque se a gente abandonasse o local, o governo gastaria muito mais. Não podíamos deixar de entregar esse equipamento público. Por isso, reaproveitamos o investimento que já foi feito pelo governo e fizemos a reforma do local”, afirmou.

A UPA do Núcleo Bandeirante conta com 16 leitos para observação e uma equipe formada por cerca de 200 servidores. Entre eles estão médicos, enfermeiros, dentistas técnicos em enfermagem, técnicos de radiologia, entre outros. Equipada com raios X e material de laboratório para a realização de exames, a quarta UPA do DF tem capacidade para atender até 450 pacientes. A estrutura permitirá a resolução de 97% das demandas de urgência e emergência. De acordo com Agnelo, as obras de acesso à UPA estão sendo providenciadas, pelo fato de estarem precárias, por enquanto.

Secretário prevê construção de outras dez até 2014

 O objetivo do GDF é construir mais dez UPAs em todo o DF. Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a licitação para construção das novas unidades foi homologada ontem. Além disso, até 2014, o GDF irá licitar as obras para construção do hospital do Núcleo Bandeirante, que contará com 80 leitos e será um hospital de retaguarda, onde só atenderá pacientes encaminhados de outros hospitais. Ou seja, pacientes em recuperação serão transferidos para os leitos de retaguarda, desocupando a vaga num hospital de alta complexidade. “Esse sistema de retaguarda ajuda muito, tanto pacientes crônicos como pacientes que estão se recuperando”, explicou Agnelo.

 Com essa inauguração, encerra-se um ciclo importante”.

Agnelo Queiroz, governador do DF

Copyright 2011 CEILÂNDIA EM ALERTA - Agnelo Queiroz inaugura UPA no Núcleo Bandeirante. Ceilândia em Alerta
Templates Joomla 1.7 by Wordpress themes free